PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO REDE MUNICIPAL DE ENSINO ALAGOINHAS

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO REDE MUNICIPAL DE ENSINO ALAGOINHAS
Mais Educação

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Proposta de Atividade

Proposta de atividades sobre o Sistema de Numeração Decimal

1-    COLEÇÕES
•    Organizar objetos para a contagem
•    Conceber a contagem como recurso para quantificar e comparar quantidades.
•    Interpretar (ler) números;
•    Grafar números;
•    Experimentar diferentes estratégias de cálculo;
•    Estratégias de cálculo;
•    Sequência numérica oral escrita;

O trabalho com as crianças:
- Apresentar às crianças diferentes coleções ( site ).
- Escolha do objeto a ser colecionado.
- Contagem termo a termo.
-Contagem e controle da coleção: diferentes formas de anotar.
- Registro das quantidades: diário e total.
- Problemas a partir das quantidades da coleção.
- Critérios para agupar os objetos colecionados.
-Elaboração de uma tabela.
- Registros nos cadernos.
-Propor situações de cálculo, contagem, registro e leitura de 
 números  em pequenos grupos e com o grupo todo.

2 - A récita e a contagem
- Iniciar a récita a partir de outro número que não seja o 1. Parar de recitar em determinado número. Recitar em ordem crescente e decrescente, de dois em dois, etc.
- Recitar não é contar. Contar é mais que a recitação em ordem numérica. Implica na correspondência termo a termo entre o conjunto dos objetos que vão  ser contados e os  nomes dos números.

Uma criança sabe contar quando:
- Determinar para cada objeto a ser contado uma palavra somente uma, que é o nome do número que devem ser pronunciado numa ordem fixa.
- Reconhecer que o último nomeado da série utilizada durante a contagem corresponde à quantidade total de objetos.
-Reconhecer que a ordem dos conjuntos contados não afeta o resultado da contagem.

3 – “A rua de todo mundo”: As crianças anotam os números das casas em cartões. Na classe organiza “a rua de todo mundo”. Estabelecer critérios.
4 –Trabalho com fita métrica. Ex.: copiar da fita métrica os números terminados em 4 – 5 e 6.  Copiar os números de 2 em 2 até 20.
5 – Jogos diversos: de tabuleiro, pular corda, quicar a bola, amarelinha.
6 - Número oculto.
7- Quadro numérico: Copie do quadro numérico a terceira coluna ou a quarta linha ou a diagonal. Descubra os números que estão ao redor do número 35.
8 – Dia do brinquedo. Contagem e classificação.
9 - Resgatar o vocabulário matemático: sucessor antecessor,  escreva por extenso e não “escreva como se lê”, linha, coluna, diagonal, trocar e não “emprestar”, “vai um”.
10 – Base 10: uso do ábaco aberto, fechado, cartaz de pregas, Material Dourado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário