1.
TEMA DA PROPOSTA
Criando um
jornal escolar
2.
JUSTIFICATIVA
Vivemos
em uma sociedade globalizada a qual exige dos sujeitos que nela estão
inseridos um aprimoramento constante. Para isto faz-se necessário
criarmos diversas possibilidades de aprendizagem para nossos
estudantes, de modo que estes construam condições de interagir
nesta sociedade com autonomia e criticidade.
Sabemos
que o conhecimento das letras não é suficiente para ser competente
no uso da língua escrita. A língua não é um mero código para
comunicação. A linguagem é um fenômeno social, estruturado de
forma dinâmica e coletiva e, portanto, a escrita também deve ser
vista do ponto de vista cultural e social. Para dar conta desse
processo de inserção numa cultura letrada, tal como a atual, é de
fundamental importância aproximarmos os estudantes da vida do mundo
que o cerca.
Nesta
perspectiva, entendemos que o Jornal Escolar aproxima os estudantes
da vida e de seus interesses. O Jornal mobiliza os estudantes para a
articulação entre as suas experiências de vida além de
possibilitar o desenvolvimento da criatividade, criticidade e
construção de sua autonomia.
O
jornal é um importante meio de comunicação. É através dele que
tomamos conhecimento de fatos importantes que acontecem no lugar onde
moramos, no nosso Estado, no país e no mundo, sendo também, um
excelente instrumento para o desenvolvimento e a prática da maioria
dos conteúdos contidos nas áreas do conhecimento os quais são
sistematizados através da educação formal, motivando a autonomia e
a criatividade dos estudantes no que diz respeito á leitura e à
produção textual.
Sendo assim,
escrever no Jornal Escolar passa a ser uma experiência de vida para
os estudantes, um fator de estímulo e motivação, que possibilita
um melhor aprendizado.
3.
OBJETIVO GERAL
- O Projeto Jornal Escolar visa a superar o baixo rendimento dos alunos, a partir da melhoria da leitura e da escrita, bem como estimular a expressão oral e produção textual. As matérias publicadas incluem tipos e gêneros textuais diferentes, presentes no convívio social e na vida do aluno: artigos de opinião, poesias, notícias, concursos, acrósticos, charges, dicas (saúde, esporte, trabalho, vivências), recados, bilhetes, cartas, crônicas, contos, diários, receitas, entrevistas, histórias em quadrinhos, resenhas (livros, filmes), adivinhações, charadas, desafios matemáticos etc.
4.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Possibilitar os estudantes a utilização de diversas linguagens;
- Desenvolver a linguagem oral e escrita;
- Promover o espírito cooperativo e de valorização do outro;
- Possibilitar a comunicação com a comunidade escolar e local;
- Desenvolver o gosto pela leitura e produção textual;
- Utilizar novas tecnologias de informação;
- Promover hábitos de pesquisa (na Internet e não só) para um maior enriquecimento cultural;
- Valorizar a interdisciplinaridade;
- Despertar nos estudantes a curiosidade, criatividade, etc;
- Envolver a comunidade escolar veiculando as informações e acontecimentos mais importantes ocorridos tanto na escola quanto na comunidade em geral;
- Desenvolver a livre expressão de crianças e adolescentes;
- Otimizar a sociabilização e o trabalho em equipe;
- Realizar a leitura crítica do mundo.
5. PÚBLICO A SER
ENVOLVIDO:
- Estudantes das Escolas com Mais Educação na Rede Municipal de Ensino de Alagoinhas;
- Professores, Equipe Gestora, Articuladores e demais Servidores da Escola;
- Pais dos alunos e a Comunidade local.
6. MÍDIAS
A SEREM UTILIZADAS:
- Jornais on-line;
- Jornais, livros e textos impressos;
- Revistas impressas e on-line;
- Outras mídias que se fizerem necessárias para subsidiar a temática trabalhada no Jornal a ser produzido.
7.
PROPOSTA PRELIMINAR.
Inicialmente,
realizar palestras com o corpo docente, discente e demais servidores
da UE, com o objetivo de sensibilizar para a importância de
trabalharmos com o Jornal Escolar apresentando suas vantagens
pedagógicas, psicológicas e sociais.
Estudar e pesquisar
sobre as diversas fases que constitui a construção de um Jornal e
seus desafios (como escolher os conteúdos, como aprimorá-los, como
selecionar as produções que serão publicadas; definir o Projeto
Editorial – periodicidade, quantidade de páginas, triagem,
definição da forma de publicação do jornal (impresso ou on-line),
qualidade da impressão).
8.
DINÂMICAS DA ATIVIDADE
- Apresentar vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes, leads1 e temáticas abordadas;
- Trabalhar o jornal em todas as turmas de estudantes, de acordo com os objetivos definidos no projeto pedagógico da escola. Quando o exemplar for distribuído aos estudantes, serão realizadas atividades diversificadas, que vão desde a leitura das imagens à produção de cartas do leitor e artigos de opinião.
- Promover a comparação dos jornais locais com o jornal escolar;
- Solicitar a identificação dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
- Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica do aluno, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;
- Pedir que estabeleçam a distinção entre fato e opinião;
- Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;
- Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;
- Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou do entorno da escola para publicação em um jornal local.
8.
ETAPAS PARA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO
Passos importantes
para o sucesso na criação e manutenção do jornal:
- sensibilizar professores, estudantes e demais membros da comunidade escolar e local;
- escolher um professor-coordenador;
- definir a equipe revisora das matérias do jornal;
- envolver toda a comunidade escolar na escolha do nome do jornal;
- buscar apoio para sua publicação junto a entidades diversas e a Secretaria Municipal de Educação;
- caso não haja apoio extra-escolar, buscar apoio dentro da escola, junto ao conselho escolar, pais, estudantes e grêmio estudantil;
- incentivar a produção de tipos e gêneros textuais diferentes;
- estabelecer prazos para a produção e entrega das matérias à coordenação do jornal.
9.
PERÍODO DA UTILIZAÇÃO
Este projeto deverá
ser desenvolvido durante todo o ano letivo.
10.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE
Participação dos
estudantes nos trabalhos realizados e nas discussões em classe, bem
como o respeito às opiniões dos outros;
Avaliação das
matérias apresentadas: coerência, criatividade e senso crítico;
Avaliação da
leitura e da escrita, bem como da expressão oral e produção
textual.
11. RESULTADOS
Este
é um projeto muito positivo que certamente proporcionará bons
resultados à escola, oportunizando o desenvolvimento de um trabalho
a partir das próprias ideias dos estudantes, aproximando-os da
leitura e da escrita. Outro grande diferencial é a diversificação
na metodologia de trabalho em sala de aula devido à diversidade de
textos que serão explorados, possibilitando o desenvolvimento do
senso crítico dos estudantes.
Acreditamos também
que, com o projeto, os estudantes estarão mais interessados e
receptivos ao trabalho com o jornal. Para eles, o jornal pode ser
muito significativo e atrativo. Para alguns, o mais interessante
poderá ver a publicação dos textos de sua autoria e dos colegas de
sala; para outros, as atividades certamente serão bastante
prazerosas, especialmente os desafios, cruzadinhas, caça-palavras,
piadas, adivinhações, jogo dos sete erros, pinturas e charadas.
12.
REFERÊNCIAS DO MATERIAL PESQUISADO
Revistas
impressas diversas.
Livros
didáticos, principalmente da área de ciências, biologia e
geografia.
Guia
do Jornal escolar - PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO - Ministério da
Educação e Cultura – MEC
1
- O lead
(ou, na forma aportuguesada, lide)
é, em jornalismo, a primeira parte de uma
notícia, geralmente posta em destaque relativo, que fornece ao
leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender-lhe o
interesse. É uma expressão inglesa que significa “guia” ou "o
que vem à frente".
Na teoria do
jornalismo, as seis perguntas básicas do lead devem ser
respondidas na elaboração de uma matéria; São elas: "O
quê?", "Quem?", "Quando?", "Onde?",
"Como?", e "Por quê?". O lead, portanto, deve
informar qual é o fato jornalístico noticiado e as principais
circunstâncias em que ele ocorre.