PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO REDE MUNICIPAL DE ENSINO ALAGOINHAS

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Mais Educação

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Projeto de Trabalho na perspectiva do Programa Mais Educação


Quais as principais características de um Projeto de Trabalho na perspectiva do Programa Mais Educação?

O Programa Mais Educação busca mobilizar e articular pessoas e recursos para a formação integral dos alunos, favorecendo a integração das diversas iniciativas educativas sob uma adequada concepção de autonomia e parceria. Nesse sentido, o acesso às experiências da vida comunitária e da cidade, o reconhecimento e a valorização da pluralidade de saberes e das distintas formas de conhecimento exige a construção de uma cultura de cooperação e de diálogo, assim como um trabalho coletivo. Na escola, o trabalho pedagógico na forma de Projeto de Trabalho pode contribuir para esses objetivos, porquanto se baseia na ação coletiva, na potencialização de recursos e na descoberta e construção de novas possibilidades de aprender. Os Projetos de Trabalho buscam romper com a desarticulação entre os conhecimentos escolares e a vida real, a fragmentação dos conteúdos, o protagonismo exclusivo do professor nas atividades educativas, a não participação efetiva dos alunos e a avaliação exclusivamente final, centrada nos conteúdos.
De forma geral, podem-se destacar algumas características do Projeto de Trabalho, a partir de algumas questões como: 

Por quê?
  • ressignificar o espaço escolar
  • desartificializar a escola: de auditório para laboratório
  • oportunizar aprendizagens significativas
  • promover a produção e a circulação da informação por diferentes meios e fontes
Para quê?
Romper com
  • o isolacionismo da escola
  • a fragmentação das experiências educativas
  • a desarticulação entre os conhecimentos escolares e a vida real
  • a fragmentação dos conteúdos
  • o protagonismo exclusivo do professor nas atividades educativas
  • a não participação efetiva dos alunos
  • a avaliação exclusivamente final, centrada nos conteúdos assimilados

Como?
Articulando e integrando
  • conteúdos disciplinares
  • problemas contemporâneos
  • concepções dos alunos
  • interesses de estudantes e professores
  • diferentes espaços da comunidade e da cidade
  • tempos e espaços, diferentes saberes e educadores
  • políticas públicas e ações locais
Os Projetos de Trabalho favorecem a organização de um currículo integrado, não fragmentado, sem o isolamento das disciplinas; a produção e circulação de informações por diferentes meios e fontes; o papel do professor como problematizador; o diálogo e a atitude de escuta; a auto direção do aluno e a avaliação enquanto referência de avanço educativo para alunos e professores.

O tema de um Projeto pode ser escolhido a partir:
● de uma experiência comum do grupo
● do currículo formal
● de fatos da atualidade, eventos de impacto, fatos do cotidiano
● de datas comemorativas
● de uma questão pendente de outro projeto
● de um tema proposto pela professora ou pelos alunos

Seu desenvolvimento implica em:
● Levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, das suas curiosidades, do que os alunos desejam saber e ou fazer para aprender
● Montagem de um quadro de responsabilidades, divisão de tarefas, organização do tempo, previsão das etapas
● Levantamento das fontes de informação

Planejamento do trabalho de campo
● Levantamento dos recursos disponíveis e de atividades possíveis: livros, revistas, jornais, filmes, entrevistas, passeios, visitas, bibliotecas; experimentos, fotos, músicas
● Organização de sessões de estudo: registros, relatórios, resumos, vídeos, exposições orais, seminários, debates .
● Estratégias para buscar respostas às questões e hipóteses levantadas, como um levantamento das fontes a serem investigadas

Organização de um cronograma de trabalho e da previsão de atividades ou atividade de culminância.
O fechamento do Projeto – a síntese Implica a revisão do caminho percorrido, com a organização e a análise dos materiais coletados, das contribuições recebidas, das produções feitas. É o momento de avaliação do projeto - o que os alunos sabiam, o que descobriram, o que ainda querem (ou precisam) saber – e a divulgação dos resultados para interlocutores reais através de um mural, jornal, painel, dramatização, relato oral, etc.

Organização da Memória Histórica
● Organização de dossiê, portfólio, pasta ou Cd-rom
● Elaboração de um livro, de um vídeo
● Elaboração de uma peça de teatro
● Organização de uma exposição ou de um painel
● Composição de uma música, de um álbum, de poesias
● Criação de um folder explicativo sobre o tema estudado
● Elaboração de maquetes, gráficos, etc.

Como organizar as turmas?

Todas as crianças sabem muitas coisas, só que algumas sabem coisas diferentes das outras (WEISZ, 2009). Quais alunos serão chamados a participar das atividades de Acompanhamento Pedagógico? Um trabalho criterioso de seleção deve ser realizado de forma cooperativa pelo conjunto de professores da escola, com base nas avaliações realizadas e nos registros que possuem sobre os alunos, assim como nas orientações do Programa Mais Educação. Segundo as diretrizes do referido programa deverão ser contemplados os alunos que apresentam defasagem série/idade em virtude de dificuldades de ensino e de aprendizagem; alunos das séries finais da 1ª fase do Ensino Fundamental (4º e/ou 5º anos), onde existe uma maior evasão de alunos na transição para a 2ª fase; alunos das séries finais da 2ª fase do Ensino Fundamental (8º e/ou 9º anos), onde existe um alto índice de abandonos após a conclusão; alunos de anos onde são detectados índices de evasão e/ou repetência, e assim sucessivamente. A partir dessa seleção, é necessário um olhar mais atento para cada um desses alunos, com o objetivo de traçar um diagnóstico acerca de suas necessidades e identificar possibilidades de agrupamentos diversos que contemplem também seus interesses e potencialidades. O conhecimento das características dos alunos deve servir, não para classificá-los, mas como entradas para diversificar os dispositivos didáticos (PERRENOUD, 2000, p. 193).
A formação das turmas para as atividades de acompanhamento pedagógico, portanto, não deve prender-se às turmas do horário regular e pode, sempre que possível e conveniente, mesclar alunos das diversas séries/anos, valorizando a diversidade de saberes, experiências de vida e trajetórias escolares. Nesse sentido, a mediação do educador é fundamental para promover situações e vivências para que os alunos possam se expressar livremente, sentindo-se valorizados e respeitados neste espaço diferenciado de atendimento pedagógico. Qualquer que seja o agrupamento é preciso considerar a necessidade de estratégias pedagógicas diferenciadas capazes de promover aprendizagens significativas, possibilitando a cada aluno a superação das chamadas dificuldades na aprendizagem e a maior valorização do espaço e das experiências organizadas pela escola e incentivando-o a nela permanecer. Conforme Perrenoud (2001, p. 26): “Toda situação didática proposta ou imposta uniformemente a um grupo de alunos é inadequada para uma parcela deles”. Ter atenção à diversidade como eixo básico do planejamento pedagógico é uma idéia, que embora difícil de ser operacionalizada, precisa ser entendida e aceita como fundamental no momento contemporâneo. Aulas centradas na exposição oral do educador, atividades uniformes, estratégias didáticas únicas, objetivos não explicitados, planejamentos não partilhados podem ser considerados como desencadeadores do fracasso escolar para um número significativo de alunos, conforme Rheinheimer (2008).

Fonte: Programa Mais Educação Série Mais Educação Cadernos Pedagógicos Macrocampo Acompanhamento Pedagógico.