PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO REDE MUNICIPAL DE ENSINO ALAGOINHAS

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Mais Educação

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Proposta de atividade construção do número

A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO

Segundo Constance Kamii, "O objetivo para "ensinar" o número é o da construção que a criança faz da estrutura mental do número. Uma vez que esta não pode ser ensinada diretamente, o professor deve priorizar o ato de encorajar a criança a pensar ativa e autonomamente em todos os tipos de situações.
Uma criança que pensa ativamente, à sua maneira, incluindo quantidades, inevitavelmente constrói o número. "A tarefa do  professor é a de encorajar o pensamento espontâneo da criança, o que é muito difícil porque a maioria de nós foi treinada para obter das crianças a produção de respostas certas"

2-Desenvolvimento:
Nós professores, devemos fazer as coisas acontecerem, conduzir as crianças ao pensamento reflexivo, colocando todas as coisas em todos os tipos de relação.
Devemos propor pensamentos com autonomia
Exemplos de atividades desenvolvidas na demonstração dos números.

Boliche
Consiste em contar quantas garrafas será colocado, quantas cada um derrubou quem ganhou etc..

Cartela Quadriculada
Cada jogador (ou cada dupla) tem a sua cartela. Joga o dado e coloca as tampinhas.Ganha quem, preencher a cartela primeiro.

Encaixe de caixas de fósforos
Várias caixas de fósforos; na parte de fora o desenho de quantidades representadas e, na parte de dentro numeral. Separar as caixas nas mesas de trabalho. Ganha o jogo o grupo que encaixar primeiro, combinando os números com suas quantidades respectivas.

Jogo da bandeja
É necessário que cada criança tenha uma bandeja ou caixa de papelão contendo 15 objetos, que podem ser sucatas as mais variadas, e um dado tradicional adaptado com relevo ou de material emborrachado.
Cada criança jogará o dado, na sua vez, retirando de sua bandeja a quantidade de objetos indicadas pelo dado. Ganhará o jogo quem primeiro conseguires vaziar a bandeja.
Pode-se usar o princípio da reversibilidade e da mesma forma encher novamente a bandeja. Também é possível chamar a atenção para o tempo gasto na atividade.

Ovos recheados
 Os materiais necessários são: caixas de ovos, um dado tradicional com um bom relevo e um recipiente com grãos para cada aluno. As caixas deverão ser divididas em fileiras de 6 cavidades que serão marcadas de 1 a 6. Para jogar, cada aluno, na sua vez, lançará o dado e conforme o número indicado, por exemplo, se for 4, ele terá que colocar 4 grãos na cavidade que simboliza o número 4. Ganhará o jogo quem conseguir preencher primeiro todas as cavidades, ou o jogo terminará quando todos concluírem a atividade.

Proposta de Atividade

Proposta de atividades sobre o Sistema de Numeração Decimal

1-    COLEÇÕES
•    Organizar objetos para a contagem
•    Conceber a contagem como recurso para quantificar e comparar quantidades.
•    Interpretar (ler) números;
•    Grafar números;
•    Experimentar diferentes estratégias de cálculo;
•    Estratégias de cálculo;
•    Sequência numérica oral escrita;

O trabalho com as crianças:
- Apresentar às crianças diferentes coleções ( site ).
- Escolha do objeto a ser colecionado.
- Contagem termo a termo.
-Contagem e controle da coleção: diferentes formas de anotar.
- Registro das quantidades: diário e total.
- Problemas a partir das quantidades da coleção.
- Critérios para agupar os objetos colecionados.
-Elaboração de uma tabela.
- Registros nos cadernos.
-Propor situações de cálculo, contagem, registro e leitura de 
 números  em pequenos grupos e com o grupo todo.

2 - A récita e a contagem
- Iniciar a récita a partir de outro número que não seja o 1. Parar de recitar em determinado número. Recitar em ordem crescente e decrescente, de dois em dois, etc.
- Recitar não é contar. Contar é mais que a recitação em ordem numérica. Implica na correspondência termo a termo entre o conjunto dos objetos que vão  ser contados e os  nomes dos números.

Uma criança sabe contar quando:
- Determinar para cada objeto a ser contado uma palavra somente uma, que é o nome do número que devem ser pronunciado numa ordem fixa.
- Reconhecer que o último nomeado da série utilizada durante a contagem corresponde à quantidade total de objetos.
-Reconhecer que a ordem dos conjuntos contados não afeta o resultado da contagem.

3 – “A rua de todo mundo”: As crianças anotam os números das casas em cartões. Na classe organiza “a rua de todo mundo”. Estabelecer critérios.
4 –Trabalho com fita métrica. Ex.: copiar da fita métrica os números terminados em 4 – 5 e 6.  Copiar os números de 2 em 2 até 20.
5 – Jogos diversos: de tabuleiro, pular corda, quicar a bola, amarelinha.
6 - Número oculto.
7- Quadro numérico: Copie do quadro numérico a terceira coluna ou a quarta linha ou a diagonal. Descubra os números que estão ao redor do número 35.
8 – Dia do brinquedo. Contagem e classificação.
9 - Resgatar o vocabulário matemático: sucessor antecessor,  escreva por extenso e não “escreva como se lê”, linha, coluna, diagonal, trocar e não “emprestar”, “vai um”.
10 – Base 10: uso do ábaco aberto, fechado, cartaz de pregas, Material Dourado.