OPERAÇÕES E IDEIAS
ADIÇÃO: adição
envolve a idéia de juntar, acrescentar, reunir elementos.
Ex.: Num
viveiro do Zoológico Animal Feliz vivem 24 periquitos e 17 canários. Quantas
aves estão nesse viveiro?
SUBTRAÇÃO: para
construir o conceito de subtração é preciso considerar duas idéias e quatro
situações:
1ª
idéia: Idéia subtrativa - resto
Essa
idéia corresponde às situações em que um grupo de elementos é dado, retirando-se
uma determinada quantidade e pergunta-se: Quanto resta? Quanto ficou?
Ex.: No
Zôo Animal Feliz havia 325 animais. Depois de tratados foram devolvidos à
natureza 67 animais. Quantos animais ficaram no zoológico?
2ª
idéia: Idéia comparativa - falta/ diferença/ parte de um grupo
Essa
idéia encerra três situações distintas, mas que envolvem a comparação entre
dois grupos de elementos.
* Falta:
determinada uma quantidade inicial de elementos, define-se uma quantidade menor
dos mesmos elementos. Pergunta-se: Quanto falta para a quantidade inicial?
Ex.: O
funcionário do zoológico encomendou 150 quilos de alimentos. Nesta semana foram
entregues 85 quilos de alimentos. Quantos quilos de alimentos ainda faltam ser
entregues?
*
Diferença: situação em que um grupo tem uma quantidade x e o outro tem uma
quantidade y de elementos. Pergunta-se: Qual a diferença entre os grupos? Qual
tem mais? Qual tem menos?
Ex.: No
zoológico há 126 aves e 57 mamíferos. Qual é a diferença entre o número de
animais desses grupos?
* Parte
de um grupo: definida uma quantidade de elementos com características
diferentes, pergunta-se: Se tantos elementos são assim, quantos são de outra
forma?
Ex.:
Foram encomendados 150 quilos de alimentos entre carne e frutas. Se 37 quilos
são de carne, quantos quilos são de frutas?
MULTIPLICAÇÃO: a
multiplicação está associada ao produto cartesiano de dois conjuntos e pode
envolver três idéias.
1ªidéia:
Idéia da adição de parcelas iguais.
Essa
idéia corresponde à representação da tabuada como sendo a lei do número. Também
podemos explicar essa idéia através da representação retangular utilizando
papel quadriculado. Essa representação auxilia na construção da tabuada e
prepara o aluno para entender a área de figuras planas.
Ex.: No
Zôo Animal Feliz tem 5 viveiros. Em cada viveiro estão 28 aves. Quantas aves
vivem nesses viveiros?
2ªidéia:
Idéia do Raciocínio Combinatório
Essa
idéia de combinação corresponde à representação da tabuada como sendo a
combinação de uma determinada quantidade com diferentes grupos/conjuntos.
Ex.: No
cartaz de comes e bebes do Zôo aparecem 5 alimentos: pastel, bolo, empada,
sanduíche e torrada e 4 bebidas: café, água, suco e refrigerante. Quantas
combinações de um alimento e uma bebida podem ser feitas?
3ª
idéia: Idéia de Proporcionalidade
A idéia
de proporcionalidade constitui um dos temas de maior importância no ensino da
Matemática, pois é a partir dele que se formam as noções de razão, proporção,
regra de três, entre outras.
Ex.:
Para alimentar 2 macacos foram dadas 6 bananas. Quantas bananas serão
necessárias para alimentar 9 macacos?
DIVISÃO: o
conceito de divisão deve ser trabalhado com duas idéias distintas.
1ªidéia:
Idéia da divisão em partes iguais
Essa
idéia está ligada à formação de grupos com a mesma quantidade de elementos.
Ex.: O
zoológico Animal Feliz dispõe de 3 monitores que acompanham os
visitantes.Chegaram no zôo 60 alunos. Sabendo que foram formados grupos com o
mesmo número de alunos, quantos alunos cada monitor acompanhou?
2ª
idéia: Idéia da medida
Essa
idéia nos leva a calcular o “quanto cabe” uma quantidade em outra.
Ex.: O
funcionário do zôo precisa guardar 252 frutas em caixas. Quantas caixas serão
necessárias para que ele possa guardar 28 frutas em cada caixa?
BIBLIOGRAFIA:
www.educar.sc.usp.br/matematica
www.novaescola.abril.com.br/planos
Revista
do professor –Abr/Jun 2002
BORTOLOTTO,
Ângela.Matemática de 1ª a 4ª séries: uma abordagem metodológica.Caxias do
Sul:EDUCS, 1988.
KAMII,
Constance. Desvendando a Aritmética. São Paulo: Papirus,2003.
LORENZATO,
Sérgio. Para aprender Matemática. Campinas, São Paulo: Autores associados,
2006. e
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